quinta-feira, 24 de março de 2016

Estudo sobre a Páscoa

 ESTUDO SOBRE A PÁSCOA

A origem da Páscoa:(Êxodo 12. 1-28)

As escrituras relatam que Faraó o rei do Egito nos tempos do antigo testamento, não queria liberar o povo de Israel , e foi assolado por muitas pragas mandadas pelo nosso Deus Javé.
Uma delas, a décima, fora anunciada como a morte de todos os primogênitos.
(Êxodo 11).

Ordem dada aos israelitas:

Sacrificar um cordeiro(Êxodo 12.3-5),e aspergir seu sangue nos umbrais das portas(Êxodo 12.13).A marca do sangue nos umbrais era um sinal, para que o mensageiro não assolasse a casa.(Êxodo 12.22 e 23)

Todos os israelitas obedeceram o mandamento do Senhor, e foram livres da ira de Deus. Já os egípcios não tiveram um bom desfecho na história, e por fim todos os primogênitos do Egito foram mortos. 
Sendo assim, Jeová  mostrando o seu poder, libertou o seu povo com mão forte.

Páscoa ISRAELITA:

Foi ordenada por Deus para lembrar que pelo sacrifício do cordeiro, Deus passou e não feriu os israelitas e livrou suas casas.
Era comemorada uma vez por ano,no dia 14 de nisã,mês do calendário judaico,e era uma Santa convocação solene,ou seja, uma cerimônia de suma importância para o povo de Israel. Tinha o objetivo de comemorar também a libertação da escravidão do povo israelita(Êxodo 12.31).Essa festa anual,apontava para o sacrifício do cordeiro de Deus,que libertaria os povos da “escravidão do pecado”.










O povo deveria preparar um cordeiro sem mácula,pães sem fermento  e ervas amargosas.
Junto a essa festa, passou a comemorar também a “FESTA DOS PÃES ASMOS”,dava inicio do dia 15 de nisã, durava 7 dias, e nenhum fermento poderia ser encontrado no meio do povo durante esses dias, tendo por pena a exclusão do tal(Êxodo 12.15). Fazia memória a pressa com que o povo foi mandado embora do Egito. De certa forma o povo também deveria meditar em suas próprias vidas, fermento simboliza na bíblia pecado ou ensino iníquo, ou seja, deveriam levar um vida sem os costumes do Egito e  viver uma vida separada para o Senhor que os resgatou.

A Páscoa Mentirosa:
Ostara “páscoa das bruxas”:Rito da fertilidade que celebra o nascimento da primavera e o redespertar da vida na terra. Festa realizada pelo antigo povo  pagão, em honra a deusa Ostera ou Isther em inglês. No Estados unidos, a festa ganhou o nome de EASTER que para eles é a “páscoa”.

 


 Ostera:deusa da primavera, que segura
um ovo em sua mão e observa um coelho,
se presume também como  um simbolo
da fertilidade. Gosta de verde e amarelo,
cores da natureza e do “sol”, realizado
no primeiro domingo de lua cheia.






Coelho da “páscoa”:
Representa um deus Saxão da fertilidade, que acompanhava o festival de Ostara como um coelho, por essa razão o simbolo do coelho da páscoa.(ver deuses europeus).


Como era comemorada:
Nesse dia considerado sagrado (entre 20 ou 21 de março no norte,e no sul em 22 ou 23 de setembro) os bruxos e as bruxas acendem fogueiras ao nascer do sol, dançam, tocam sinos e decoram ovos cozidos -Costume pagão associado as deusas da fertilidade.


Resposta Biblica:
   *Deut.32 16-20;
   *Lev.18 3-4;
   *Apocal.21.8(feiticeiros).

A Origem dos OVOS:
Simbolo da fertilidade usados em ritos pagãos. No candomblé e umbanda é usado no preparo da comida da deusa pagã “Oxum”.
Nestes cultos a deusa Ostera,vários ovos eram pintados com símbolos mágicos, eram lançados ao fogo ou enterrados como oferenda a deusa.
Ritual de ostara/fonte:site wicca
Ritual de ostara/www.ancientlight.info
Em outras partes do mundo, na primavera pintavam de dourados para honrar o deus sol,(satanás-Ezequiel 8.16)..
Páscoa  cristã católica:

A data foi estabelecida no concílio de nicéia, 325 d.c, A essa suposta “páscoa”, foi readaptada e renomeada pelos católicos,no período próximo a data do feriado de Ostara, como melhor convinha, com os símbolos do ovo e do coelho. O costume é uma alusão dos antigos ritos pagãos. Porém a igreja católica passou a benzer ovos de chocolate e distribui-los aos fiéis.

  






A bíblia ensina que não devemos imitar os costumes dos povos(Jeremias 10.2),pois eles não fazem suas comemorações ao nosso Deus Jeová, e sim aos demônios(1 corint.10 19-21).

Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
1 Coríntios 10:19-21

O coelhinho da páscoa:
Suas sacerdotisas acreditavam que eram capazes de prevê o futuro, observando as entranhas de uma lebre sacrificada(a bíblia condena a pratica de adivinhações,levítico 19.31).
coelho como simbolo de adoração a Ostera/fonte:site wicca(bruxas)


A expressão “coelhinho da páscoa o que trazes pra mim”, é na verdade uma readaptação da versão original:
“Lebre de Eostre o que suas entranhas trazem de sorte pra mim”.
Convite do OSTERNFEST/PAGANISMO NO BRASIL
Jamais o povo de Deus tanto os israelitas, quanto a igreja primitiva de Cristo Jesus, tinham permissão para  cultuar uma lebre ou coelho, já que o animal até a morte de Cristo, era um dos animais imundos da dieta judaica descrita em Levítico 11,e mesmo a igreja fora exortada por apóstolo Paulo a não adorar criatura alguma(Romanos  1.18-23).
De cultos pagãos originou-se Easter(páscoa americana),Ostern(páscoa alemã), páscoa católica(distribuição de ovos de páscoa), que foi absolvida e misturada a comemoração judaicas.

A páscoa e a igreja de Cristo:

A Santa ceia foi instituída por Jesus como uma cerimônia memorial, em substituição a comemoração festiva da Páscoa judaica(lucas 22 7-22), e que após a ressurreição faríamos para lembrar da sua morte e apontaria para o seu retorno(1 corint.11 24-26).
É na santa ceia que lembramos também do sacrifício de Jesus na cruz, agradecemos ao pai e glorificamos ao filho por ter sido posto por expiação pelos nossos pecados, como Ele nos ensinou dizendo,”fazei memória de mim”,Celebramos também a sua ressurreição e sua vitória na cruz.
 
·       PÃO= representa o corpo  de Cristo
que foi repartido, e moído por nossas transgressões;
·       FRUTO DA VIDE=sangue derramado na cruz.


JESUS É A VERDADEIRA PÁSCOA, VEJAMOS:

CORDEIRO:joão 1.29   apocalipse 5.6
CORDEIRO PASCOAL: mateus 26.2    1 corint. 5.7    1 pedro 1 18-19

VERDADEIRA PÁSCOA:
“Alimpai-vos,pois,do fermento velho,para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa,foi sacrificado por nós.
Pelo que façamos festa,não com o fermento da maldade e da malicia,mais com os asmos da sinceridade e da verdade”(1 corint.5.7).
 



O que Deus espera de nós:
 Assim como o povo Israelita, as famílias deveriam tirar todo o fermento e todo pecado antes das festas dos pães asmos e da páscoa.
Nós devemos confessar nosso pecados, e se arrepender e ceiar-mos com Ele, e fazermos menção do seu santo nome,e do sacrifício na cruz e sua ressurreição.
Lembrar-nos do sacrifício do CORDEIRO DE DEUS,que pelo seu sangue nos lavou e redimiu(1 pedro 1 18-19).
Seria o momento de nós cristãos falarmos do amor de Cristo, e protestar em meio a uma geração que usa desse dia para ganhar dinheiro com o nome do Senhor Jesus.

“Mais em vão me adoram,ensinando
 doutrina que são preceito de homens.”(mat.15.9)

Conclusão:
Comer chocolate nunca foi pecado, porém satanás usa desse artificio nesta data para que todas as nações blasfemem contra Jesus. Colocam um coelho, no lugar do cordeiro. E nenhum momento os apóstolos comemoravam tal data, desta forma com glutonarias, e nem faziam uso de tais praticas pagãs. Até por que o que Jesus ordenou para igreja foi o batismo por imersão,pregar o evangelho e a santa ceia.
Apóstolo Paulo descreve,que tudo nos é licito, mais nem tudo convém.(1 corint. 10.23), mais também deixa claro que ninguém pode beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios!(1 corint.10.21).
E por fim, Jesus deixou-nos descrito em Apocalipse, acerta da  “GRANDE PROSTITUTA-MÃE DAS ABOMINAÇÕES”(igreja católica apostólica romana), o seguinte alerta:
    
E ouvi outra voz do céu,que dizia:Sai dela, povo meu,para que não
sejas participantes dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.(Apocal.18.4)
                             Ninguém pode servir a dois senhores!  Medite!

 Ir.Wanessa monteiro, (editado em,10-03=2016 )


Pela graça e misericórdia do senhor Jesus, cujo tem a honra e o louvor, sem Ele nada seria feito,foi Deus que me deu, tudo o que eu tenho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário